TML2014: Acarajé de Leche

24/04/2014 18:43

O quarto dia do TROFÉU MARIA LENK 2014 confirmou mais dois favoritismos: nos 100 peito, da argentina Julia Sebastian (Unisanta), que fez 1:09.17, e nos 50 costas, da baiana Etiene Medeiros (SESI), com 28.41, tempo maior que o 28.31de manhã, mas ainda garantindo o indice que já a garantia no Pan-Pacífico da Austrália, em Agosto. A receita pode até ser indigesta, mas esta quinta-feira teve sabor de Acarajé com o Dulce de Leche argentino!

Julia riu da nossa brincadeira de que ela ainda é imbatível no nado peito, mas alertou: "50 peito é minha prova mais difícil. Por isso vamos treinar mais para alcançar uma boa posição". Já Etiene esperava mais dela própria: "Não era meu objetivo, já que queria ter nadado para 27 alto (27.51 a 27.99). Isso é um ponto que a gente pode melhorar, mas estou bastante feliz com a competição". Etiene ainda falou da convivência com a nova geração do SESI: "Tendo a maioria das atletas de nível nacional sendo nova, somos tanto aprendizes como professoras. O SESI é uma equipe que abrange todas as idades".

Ainda falando dos 50 costas, Natalia Diniz (Pinheiros) faturou o bronze com 29.47 - entre elas, a recordista sul-americana dos 200 costas Natalia de Luccas (Corinthians, 29.21) e foi aplaudida de pé por todo o Ibirapuera (com direito a um "força, Léo" de Rodolfo Carneiro, a voz da CBDA) ao mostrar a faixa em homenagem ao parceiro de clube e de vida, Leonardo Coutinho, que está na maior prova de sua vida, contra a leucemia.

FENÔMENOS DO TIMÃO
Katinka Hosszu, a Iron Lady, e Leonardo de Deus, seguem firmes rumo aos prêmios individuais. Hoje ela ganhou os 200 borboleta com recorde de campeonato, 2:08.22, e ele, a mesma prova, com 1:56.21. Leo já tinha garantido, no OPEN em Porto Alegre, o índice para o Pan Pacífico.

"Eu não faço 1:55 há três anos e esperava melhorar o tempo, mas infelizmente não deu, né? A gente tem que trabalhar mais e ver o que não deu certo para tentar baixar este tempo", disse de Deus, que também agradeceu o aplauso da equipe mirim do Timão, que prestigiou o evento. O segundo colocado foi o jovem Luiz Altamir (Flamengo), com 1:59.27. "O Flamengo tem investido na base, mas espero que volte logo com o time Sênior", disse ele perguntado sobre a possibilidade do retorno do Mengo às competições de alto nível.

FALANDO EM BORBOLETA...
Entre as - com o perdão do termo - "normais", a vencedora no feminino foi Giovanna Diamante (SESI), com 2:15.83. Ela também não se satisfez com o tempo, mas sobre nadar com a Iron Lady húngara, disse ela que valeu o ingresso: "acho bom, até porque como eu sou muito nova dá para ter uma experiência, uma visão diferente da prova já que a Joanna (Maranhão) parou".

Hoje cedo, competindo em observação, Thiago Pereira (SESI), pela manhã, fez um bom tempo: 1:58.80. E relatou sobre uma possível disputa com o já retornado Michael Phelps: "é o que eu espero. Acho que ele é um grande atleta, um grande nome, foi um grande adversário durante minha carreira inteira e espero revê-lo tanto em mundiais quanto na Olimpíada".

SORRISO ABERTO E ROUPA NOVA
Nos 100 peito, a mudança de ares fez muito bem à Felipe França, que levou a prova com 59.91 e se junta à seleção que vai a Gold Coast. Junto com ele, João Luiz Gomes Júnior, seu ex-parceiro de Pinheiros, com 1:00.40.

"Desde os três anos de idade eu tenho batido na porta para entrar no Corinthians e esta chance não podia vir em melhor hora. Tenho certeza que este novo tempo para a minha vida vai mudar muito a minha história, como tem mudado nestes três vezes", comemorou França.

E a hora não podia ter sido melhor: a duas etapas do fim do Maria Lenk, o Corinthians dispara para encerrar um jejum que desde 1966 (tempos de Norio Ohata e Odete Lopes) o incomoda: o de não gritar campeão no agora Troféu Maria Lenk. Ao placar parcial:

AMANHÃ TEM MAIS...
Já se encaminhando à reta final, o Maria Lenk promete muito mais emoção amanhã, quando teremos os 200 medley (mais um show de Katinka?), 50 borboleta (com ELE), os 400 livre e o rev 4 x 100 livre (com ELE novamente).

Portanto, como diz Roberto Carlos, as emoções vão se repetir!

FLÁVIO BARBOSA (se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer... - direto de São Paulo)