TML2014: Timão larga na frente e Graci é recordista sul-americana!

21/04/2014 18:36

O sorriso de Graciele Herrmann, a Gracielo (GNU), se abriu mais do que naquele Dezembro em Porto Alegre. No Open de Porto Alegre, ela fez 25.02, ficando há muito pouco dos 24 acima, mas sendo ovacionada - até mais do que ELE. Hoje, não teve jeito: com 24.76 durante o revezamento 4 x 50 livre feminino, Gracielo se tornou o grande nome deste primeiro dia do TROFÉU MARIA LENK 2014.

"Eu não acreditei quando descobri, 'consegui esse 24 finalmente', Bah, eu estou muito feliz! Quero agradecer a minha família e aos patrocinadores! Agora vamos para quarta", disse a gaúcha Graciele, que se tornou assim a maior favorita para os 50 livre de quarta-feira.

Mesmo assim, não foi o GNU que levou a prova feminina, e sim o Corinthians, de Katinka Hosszu, Jeanette Ottensen Gray, Bruna Rocha e Natalia de Luccas, que bateu o recorde do ML com 1:40.03, que só não foi reconhecido como Recorde Sul-Americano devido à presença da húngara e da dinamarquesa. Completando o pódio, o Minas (1:40.56) e o SESI (1:42.33)

Na prova masculina, o Minas surpreendeu e, tendo ELE (César Cielo) aberto uma espantosa vantagem, inclusive fazendo 21.71, o terceiro melhor tempo da temporada, e com Felipe Martins, Fernando Silva e Giovane Ferreira (substituindo Henrique Martins, ausente de última hora), superou o favorito Pinheiros com o tempo de 1:27.57. Cielo, perfeccionista, alegou que "não gostei muito da minha prova, mas a liderança que eu precisava me ajudou". Ele ainda, e mais uma vez, criticou os blocos de partida do recém-reconstruído Parque Aquático do Ibirapuera.

DESTINATION: AUSTRALIA
Hoje cedo, três índices para o Pan-Pacífico de Gold Coast, na Austrália, nas eliminatórias. Nos 200 livre deles, Nicolas Oliveira (1:47.45), do Minas Tênis, e João de Lucca (1:48.30), do Pinheiros, superaram a marca de 1:48.42 na manhã. De tarde, com tempos pouco piores (1:47.17 e 1:49.01), ambos confirmaram o favoritismo. "Fiquei a 18 centésimos do meu melhor tempo. Então, para este período do ano estou satisfeito", disse Nilo, que também disse que estudará o que precisa melhorar para alcançar o 1:46 alto que persegue.

Outra que na manhã de hoje mostrou o porque está em boa fase é a baianinha do SESI, Etiene Medeiros. Na manhã de hoje, ela fez seu melhor tempo: 1:00.77, ficando há pouco da recordista Fabíola Molina, que tem 1:00.59. À tarde ela venceu, mas com 1:01.37. "Como sou velocista, preciso fazer tempos mais rápidos. Vou ver o que está faltando para melhorá-los. Mas estou muito feliz de ter feito meu índice para o Pan-Pacífico", disse Etiene. O índice era de 1:01.39.

E hoje à tarde, mais um nome tão importante quanto surpreendente carimbou o passaporte para a Austrália: Fábio Santi, do Pinheiros, que venceu na mesma prova de Etiene, na versão masculina: 54.32, derrubando os 54.43 do índice e vencendo ninguém menos do que Thiago Pereira (SESI), que fez 54.90. Guilherme Guido (Pinheiros) completou o pódio, com 55.24. Santi foi só alegria ao saber do feito: "não tem nem explicação. Mais do que perfeito! Treinei muito para esta competição. Agora, cheguei ao Pan Pacífico e queria agradecer a toda a comissão técnica do Pinheiros, minha família e minha namorada". Ele ainda completou: "sabia que ia ser difícil, com o Thiago Pereira e o Guilherme Guido. É bem motivante isso", disse.

PRIMEIRA MEDALHA DE OURO VAI PARA JUIZ DE FORA
Por causa de uma contusão, outro importante nome do nado costas não veio ao TML: Daniel Orzechowski, também do Pinheiros. Mas mesmo assim ele teve razões para celebrar: a namorada e parceira de clube, Larissa Martins Oliveira, abocanhou a primeira medalha de ouro do certame, vencendo os 200 livre com 2:00.73: "Vim muito determinada a ganhar esta prova. Inclusive, eu queria dedicar a vitória ao meu técnico, André Amendoim, porque tivemos um problema no início da temporada, só que depois a gente encaixou e deu tudo certo. Este foi o meu melhor tempo", disse a juiz-forana, feliz, dedicando o ouro à família.

Poliana Okimoto, única nadadora remanescente do último então Troféu Brasil ocorrido no Ibira, em 1998, quando venceu os 400 medley pelo Corinthians, conseguiu sua décima terceira vitória na história do certame, agora pela Unisanta. Foi nos 1500 livre, com 16:47.44. Ela não ficou feliz com o tempo: "meu tempo foi bem aquém do que eu já fiz no final do ano passado quando fiz 16:26.90 e bati o recorde brasileiro. Mas acho que está dentro da nossa programação, porque este ano está sendo muito extenso para mim. A gente (ela e o marido-técnico Ricardo Cintra) está fazendo o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, provas de 10 km. Então é um pouco normal o tempo acima", falou, agradecendo à Unisanta e declarando ter sido um prazer ajudar o time na classificação geral.

E ASSIM FICAMOS...
Ao final do primeiro dia do ML, o Timão largou na frente. Mas ainda é cedo para quaisquer conclusões. Confira o placar parcial:

Amanhã teremos os 200 peito, 100 borboleta e 1500 livre. Acompanhe nossa cobertura no Twitter. E a partir de quarta, estaremos falando direto do Ibirapuera!

FLÁVIO BARBOSA (já me vejo sentindo o cheiro do cloro - na base de Santos)